Perguntas Frequentes

  • Articulação Institucional, Recuperação Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Comunicação Social.

  • O Consórcio Público Rio Guandu constitui uma associação pública, de direito público, com a finalidade de implementação de políticas públicas comprometidas com a recuperação ambiental, com o processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e com os interesses comuns dos municípios consorciados. 

  • No dia 02 de outubro de 1997.

  • O Consórcio Intermunicipal para Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu foi o precursor da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH Guandu). Instituído em 2 de outubro de 1997, o Consórcio é constituído por representantes dos municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu, bem como do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).

    Após mobilização nos municípios que integram a bacia, em 13 de agosto de 2007, foi criado por Decreto Estadual o CBH Guandu. O Comitê é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, e integra o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo – SIGERH/ES. Sua principal missão é articular os diversos atores sociais para garantir a oferta de água, em quantidade e qualidade, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria de vida na sub-bacia do rio Guandu.

    O CBH Guandu é composto por representantes regionais e municipais dos segmentos usuários de recursos hídricos, entidades da sociedade civil organizada e Poder Público. Constituído por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, o CBH Guandu está estruturado com Plenário, Diretoria (presidente, vice- presidente e secretário executivo) e câmara técnica.

    CBH  Guandu