Projeto Cultivar – Recurso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR).

No ano de 2021, o Projeto Cultivar foi aprovado no Edital de emenda do Deputado Federal, Felipe Rigoni, com o recurso de R$ 1.000.000,00, para custear as ações da segunda etapa do Projeto Cultivar.

A partir desse recurso, atualmente estamos trabalhando para executar a segunda etapa do Projeto, que também objetiva a conservação da água e do solo nos municípios já beneficiados e agora ampliando para os municípios de Conceição do Castelo e Itaguaçu. O repasse do recurso será por meio de um convênio com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e contrapartida do CPRG e dos municípios consorciados e beneficiará 68 (sessenta e oito) propriedades sendo 06 (seis) no município de Baixo Guandu, 12 (doze) em Brejetuba, 16 (dezesseis) em Conceição do Castelo, 20 (vinte) em Itaguaçu e 14 (quatorze) em Laranja da Terra. Essa etapa irá contribuir para a melhoria das condições ambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, Santa Joana e Itapemirim. Nesse momento pretende-se realizar 1.410 unidades de caixas secas, 43 barraginhas, e 69 terraços. Recuperar com plantio de gramineas e leguminosas 10,6 hectares, aplicar 35,6 toneladas de calcário, cercar 3.472 metros, e plantar 3.255 mudas dentre espécies nativas e produtivas para compor as áreas de Recuperação com Plantio e Sistemas Agroflorestais.

Para a elaboração do Projetos Individuais de Propriedade (PIP´S), foram realizadas visitas técnicas em cada uma das propriedades, para conhecer sua realidade e levantar as necessidades com relação a conservação da água e do solo.

No momento o Consórcio iniciará o processo licitatório de contratação das empresas que realização os serviços voltados a execução das Práticas Mecânicas e Vegetativas. Para posterior entrega dos serviços e execução da segunda etapa do Projeto Cultivar.

Foto 01 a 05: Visitas para elaboração dos PIP´S - – Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra- ES.

Foto 06 a 10. Reunião para assinatura e aprovação do PIP´S pelos beneficiários – Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra- ES.

Conteúdo Atualização Formato Tamanho