Instalação de Biodigestores em Propriedades Rurais.

INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES EM PROPRIEDADES RURAIS.

O Consórcio busca continuamente ampliar e fortalecer as ações do Projeto Cultivar, e nesse sentido, observou-se a necessidade de ampliar as ações para o eixo do Saneamento Básico, por meio de serviços ligados ao esgotamento sanitário, uma vez que percebemos que as atividades se complementam e se fortalecem pois a coleta e o tratamento de esgoto evita a contaminação da água e do solo e a transmissão de doenças. Essa ação prima pela qualidade hídrica, preservando os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água.

No meio rural, a solução mais adequada e que vem sendo utilizada é a instalação de biodigestores, que subtitui a fossa negra e é muito mais eficiente. Dentro do equipamento, o esgoto passa por vários processos de tratamento com o objetivo de separar e reduzir a quantidade de poluentes, sendo conduzido normalmente através da tubulação até o equipamento onde se processa a biodigestão anaeróbica (ausência de oxigênio), que transforma o efluente em esgoto tratado, lodo estabilizado e pequenas quantidades de biogás. O resultado de todo este processo é um efluente menos agressivo, que é devolvido ao meio ambiente.

O Consórcio através da captação de recursos advindos de multas pecuniárias junto ao Juízo da Comarca do município de Laranja da Terra, realizou no ano de 2023 a instalação de sete biodigestores em propriedades rurais beneficiadas pelo Projeto Cultivar, sendo o investimento de R$ 34.300,00.

LT 01                                                        LT 02

LT 03                                                              LT 04

LT 05                                                          LT 06

LT 07

Fotos 01 a 07: Equipamentos instalados nas propriedades rurais.

Os sete equipamentos já estão instalados e em pleno funcionamento, a entrega oficial foi realizada por meio de uma Cerimônia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em 12 de dezembro de 2023, onde estiveram presentes o Promotor Dr. Valtair Lemos, o Vereador e Presidente da UGP- Cultivar Jeferson Jaske, os Secretários Municipais, de Meio Ambiente Edson Mariano, de Planejamento Lucas Elton, de Turismo Cultura e Esportes Rodrigo Crauzer, servidores municipais, e a equipe técnica/comercial da empresa Fortlev, que apresentou sobre o funcionamento  benefícios do equipamento para o meio ambiente.

Foto 08: Atores locais presentes na Cerimônia de entrega dos Biodigestores.

Foto 09: Cerimônia de entrega dos Biodigestores.

Foto 10 e 11: Entrega do Biodigestor para uma das famílias beneficiárias.

Os próximos passos serão o monitoramento desses equipamentos, a identificação de novas comunidades sem acesso ao saneamento básico e a captação de novos recursos para abranger novas áreas e propriedades, contemplando também os demais municípios Consorciados.

Vídeo: Projeto Biodigestores

Conteúdo Atualização Formato Tamanho