04/09/2020 16h07

Técnicas para captação de água da chuva são construídas em Laranja da Terra-ES.

Técnicas para captação, armazenamento e disciplinamento de águas pluviais foram construídas no município de Laranja da Terra pelo Projeto Cultivar. Dentre as técnicas executadas destacam-se: caixas secas, barraginhas e terraços.

O Projeto Cultivar possui objetivo de promover alternativas de Conservação de água e solo em propriedades rurais, sendo desenvolvido no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

No município de Laranja da Terra foram contemplados 26 propriedades rurais para execução das modalidades de Sistema Agroflorestal (SAF), regeneração natural e práticas mecânicas (caixas secas, barraginhas e terraços).

Durante a execução, o município de Laranja da Terra prestou relevante apoio para o bom desenvolvimento das atividades, além dos produtores rurais contemplados, que são os nossos parceiros no campo.

O Projeto é gerenciado pelo Consórcio Público Rio Guandu, e executado com apoio de vários parceiros, como ANA, Instituto Federal de Educação (IFES) Campus Santa Teresa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) por meio do Programa Reflorestar, Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), The Nature Conservancy (TNC), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Instituto Terra e os municípios contemplados: Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra.