13/11/2020 11h52 - Atualizado em 13/11/2020 11h54

Projeto Cultivar em Laranja da Terra-ES.

O Projeto Cultivar possui objetivo de promover alternativas de Conservação de água e solo em propriedades rurais, sendo desenvolvido no âmbito do Programa Produtor de Água, da ANA.

No município de Laranja da Terra-ES, participam 25 produtores rurais moradores dos Distritos de Joatuba e Sobreiro, com destaque para as Comunidades de Vendinha, Alto Alemanha e Sobreiro. Dentre as atividades realizadas, destacamos: Construção de 257 caixas secas, 15 barraginhas e 21 terraços, ambas estruturas possuem capacidade de captação e infiltração de água no solo de mais 14 milhões de litros.

Na área de restauração florestal, realizou-se plantio de mais de 670 mudas de essências nativas e produtivas no Sistema Agroflorestal (SAF), que visa além da conservação, a geração de renda para os produtores rurais. Além disso, instalou-se mais de 1000 metros de cerca de arame no entorno de nascentes e áreas de preservação permanente (APP) para recuperação e proteção contra pisoteio de gado e outras interferências. Realizou-se atividades em mais de 2,5 hectares de áreas recomendadas para intervenções. Assim, espera-se contribuir com o reequilíbrio dos ecossistemas.

O Projeto Cultivar é gerenciado pelo Consórcio Público Rio Guandu, e executado com apoio de vários parceiros, como ANA, IFES Campus Santa Teresa, SEAMA por meio do Programa Reflorestar, INCAPER, TNC, CBH Guandu, Instituto Terra e os municípios contemplados: Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra.