No mês de setembro o Consórcio teve a agenda com diversas atividades, todas de forma direta ou indireta, em comemoração ao Dia da Árvore – 21 de setembro. Entre cursos, treinamentos e reuniões, a equipe do Consórcio participou de momentos formativos e participativos com intuito de aprimorar os serviços oferecidos aos entes consorciados.
Dentre os programas e projetos trabalhados, a equipe iniciou sua preparação para ampliar sua atuação diante do Edital do Programa Reflorestar – 2021, que tem por objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural. O Consórcio atua como consultor do Programa na elaboração e monitoramento de projetos desde 2018.
Outro projeto que envolve plantio de árvores por meio de práticas de restauração florestal teve a publicação do Edital de Licitação para execução da 2ª etapa: o Projeto Cultivar. Tendo o Consórcio como proponente, o projeto engloba também a implantação de práticas mecânicas (caixas secas, terraços e barraginhas) nos municípios de Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra e, atualmente, busca sua ampliação para contemplar todos os municípios consorciados.
Integrou a rotina dos técnicos do Consórcio, em comemoração ao Dia da Árvore, a participação no plantio de árvores em uma escola de Baixo Guandu (21/09) e a composição na Comissão de Auditoria de Boas Práticas Agrícolas para o 3º edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Laranja da Terra (23/09).
O novo modelo de Licenciamento Ambiental na Modalidade consorciada que passou a vigorar em julho para o município de Baixo Guandu, levou-nos a reunir com os secretários e técnicos das equipes dos municípios de Brejetuba e de Conceição do Castelo, que passaram a adotar o novo modelo nos meses de agosto e setembro, respectivamente. Na oportunidade, tratamos de vários assuntos primordiais para o fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal.
Também em setembro, os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico dos municípios de Baixo Guandu e Itaguaçu receberam a formação com o tema “O papel dos Conselhos nas Políticas Públicas”, proferida pelo Coordenador Regional Metropolitano do Incaper (Engenheiro Agrônomo e Mestre em Extensão Rural), Luiz Carlos Leonardi Bricalli. O momento formativo teve como objetivo o aperfeiçoamento da atuação dos conselheiros e o aprimoramento da participação social. Em agosto foi a vez do município de Conceição do Castelo e os próximos municípios contemplados serão Brejetuba e Laranja da Terra.