07/02/2020 09h12 - Atualizado em 07/02/2020 09h13

Consórcio Público Rio Guandu realiza entrega de contratos e orienta produtores participantes do Programa Reflorestar em Conceição do Castelo – ES

O Consórcio Público Rio Guandu realizou na última terça-feira, dia 14 de janeiro de 2020, reunião com os produtores participantes do Programa Reflorestar no município de Conceição do Castelo – ES para nivelamento de informações e orientação para execução dos projetos técnicos.

A reunião ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a presença do Secretário da pasta, Sr. Odair José Milagre e equipe, da Secretária Executiva do Consórcio, Ana Paula Alves Bissoli, da Assessora de Projetos do Consórcio, Sandriane Küster Nardi da Silva e da Gerente de Projetos do Consórcio, Marília Poton Arcobeli Cola, e dos produtores contemplados no Programa Reflorestar referente a Portaria SEAMA nº 005, de 22 de março de 2019.

Durante a reunião foi realizada a entrega de contratos referentes aos projetos aprovados conforme as normas do Programa Reflorestar, firmados entre o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (BANDES), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e os produtores rurais. Na oportunidade foram repassadas informações gerais e técnicas sobre o desenvolvimento e condução dos projetos.

O Consórcio Público Rio Guandu é consultor do BANDES para atendimento as demandas do Programa Reflorestar no âmbito dos municípios consorciados. Para participar do Programa, os produtores devem ficar atentos as regras de participação, as áreas de atendimento conforme determinado pela SEAMA, e aos prazos das portarias do Programa.

O Programa Reflorestar tem como objetivo “promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável do solo.”

As servidoras do Consórcio Marília Poton Arcobeli Cola (Gerente de Projetos) e Sandriane Küster Nardi da Siva (Assessora de Projetos) comemoraram o momento, e destacaram a importância dos produtores aderirem ao Programa “Os produtores contribuem com serviços ecossistêmicos por meio de práticas sustentáveis em suas propriedades e são valorizados por meio do incentivo com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”.

O Consórcio vem articular a adesão dos proprietários de Conceição do Castelo ao Programa Reflorestar e mantém uma relação de cooperação com os proprietários desde a elaboração dos projetos até o fim do Contrato, no intuito de acompanhar e apoiar os avanços e desafios do trabalho. O Programa Reflorestar é uma oportunidade que os produtores possuem de adequar ambientalmente suas propriedades com orientação técnica e auxílio financeiro, afirma a Secretária Executiva, Ana Paula.

Para maiores informações sobre o Programa, acesse https://www.es.gov.br/programa-reflorestar ou entre em contatos nos telefones: (27) 3735-2140 – Consórcio Público Rio Guandu ou (27) 3636-2578 – Programa Reflorestar/SEAMA.https://www.es.gov.br/programa-reflorestar