04/12/2019 09h09

CONSÓRCIO PÚBLICO RIO GUANDU PROMOVE ENCONTRO DE PRODUTORES RURAIS E PARCEIROS NO ÂMBITO DO PROJETO CULTIVAR.

O projeto Cultivar aprovado em Chamada Pública pela Agência Nacional de Águas (ANA) tem objetivo de promover ações de conservação de água e solo, recuperação/manutenção de áreas de preservação permanente (APP’s), incentivar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a regularização de propriedades rurais por meio da elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Atualmente 55 produtores rurais fazem parte do projeto, distribuídos nos municípios de Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra, ambos integrantes da bacia hidrográfica do Rio Guandu. Dentre as ações previstas, está a construção de caixas secas, barraginhas, terraceamento em nível, adequação de estradas e carreadores, cercamento e recuperação de nascentes e APP’s, Sistemas Agroflorestais (SAF’s), PSA para Floresta em Pé, Recuperação com Plantio e Regeneração Natural.

Estiveram presentes no evento realizado no dia 26 de novembro no município de Laranja da Terra, produtores rurais e parceiros do Projeto Cultivar, como também representantes do municípios de Baixo Guandu, Laranja da Terra e Brejetuba para participarem do encontro que teve como objetivo proporcionar a integração e participação dos atores, de modo a compartilhar os saberes, conhecimentos e nivelamento das informações técnicas e de execução das atividades.

Durante o evento, o Especialista em Recursos Hídricos da ANA, Luís Augusto Preto, realizou uma apresentação sobre o Programa Produtor de Água, no qual o projeto Cultivar é vinculado. Para Luís Preto, a participação e engajamento dos produtores rurais e parceiros na execução do projeto propicia maior solidez as ações, com vistas a sustentabilidade do mesmo.

Durante o encontro, também ocorreu uma visita técnica em uma propriedade participante do Projeto Cultivar, a qual receberá intervenções com plantio de espécies nativas e frutíferas, por meio do SAF. Os proprietários Thiago Delbone e Daniela Gurgel, apresentaram as culturas da propriedade e também, a agroindústria familiar. Daniela destaca que “o projeto Cultivar traz uma ótima oportunidade para diversificar a produção agrícola, aliada a geração de renda familiar e a conservação do meio ambiente”.

Para a Secretária Executiva, Ana Paula Alves Bissoli, o encontro proporcionou o intercâmbio de experiências, saberes e culturas. Além disso, foi uma oportunidade de fortalecimento das parcerias e o marco da fase de execução do projeto.

A empresa vencedora do certame licitatório, Agroplant Consultoria, realizou uma breve apresentação do plano de execução das atividades, as quais iniciaram no dia 04 de novembro com previsão de duração de aproximadamente seis meses. Durante a apresentação, a empresa esclareceu dúvidas dos produtores rurais.

O encontro de produtores rurais faz parte das diversas atividades planejadas no escopo do Plano de Comunicação e Mobilização do Projeto Cultivar. O Presidente do Consórcio Sr. João Do Carmo Dias destacou a importância do projeto Cultivar para os três municípios, o qual proporcionará melhorias na qualidade e quantidade de água, incentivo à adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo, diversificação agrícola nas propriedades rurais e geração de renda para as famílias.