04/12/2019 09h28 - Atualizado em 05/12/2019 09h20

CONSÓRCIO PÚBLICO RIO GUANDU PROMOVE CURSO PARA OPERDADORES DE MÁQUINAS DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS.

 Nos últimos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu no município de Laranja da Terra, o curso para operadores de máquinas dos municípios consorciados (Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra). O Curso integra uma das ações de comunicação e mobilização do Projeto Cultivar e vem reforçar o conhecimento e saberes dos servidores com relação a manutenção e operação dos equipamentos, implementos e máquinas pesadas e orientar sobre a correta e adequada execução de práticas mecânicas para captação e direcionamento de águas pluviais no meio rural.

O Curso para Operadores de Máquinas é fruto da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Santa Teresa por meio da Formação Continuada (FC) e com o município de Laranja da Terra que apoiou o evento cedendo a estrutura necessária para as aulas de maquinas e equipamentos. Participaram do curso 40 servidores. No primeiro dia, o especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Luís Augusto Preto, realizou a abertura do evento com uma apresentação sobre o Programa Produtor de Água da ANA, o qual o Projeto Cultivar é vinculado.

Atualmente, o Programa Produtor de Água é desenvolvido em 14 Estados e no Distrito Federal. O Programa possui objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de água em bacias hidrográficas estratégicas para as regiões, além de incentivar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) nos projetos, destaca Luís Preto.

Durante o curso foram ministradas aulas teórica e prática pelo Professor Dr. Élcio das Graça Lacerda, servidor do IFES. O Professor explanou sobre a importância das manutenções dos equipamentos e máquinas, explicou e orientou sobre a execução e construção de técnicas para captação e direcionamento de águas pluviais.

Os servidores municipais tiveram a oportunidade de atualizar conhecimentos, discutir experiências, realizar cálculos para dimensionamento de caixa secas, barraginhas e terraços, como também aprender novos conceitos. Entender todo o processo desde o projeto técnico até a finalização das práticas mecânicas de conservação de solo é de suma importância para o bom desempenho e eficiência nos serviços prestados, destaca o Professor Élcio.

Para Sandriane Küster Nardi da Silva, Assessora de Projetos do Consórcio Público Rio Guandu, o curso além de fortalecer os conhecimentos dos servidores e melhorar a motivação profissional, buscou focar principalmente na eficiência da manutenção dos equipamentos e máquinas e na execução de técnicas mecânicas para direcionamento, captação e infiltração das águas pluviais no solo.

A aula prática foi realizada na propriedade do Sr. Atílio Carlos Ahnert, localizada próxima a sede do município. As máquinas utilizadas na aula foram: escavadeira hidráulica, Carregadeira, Retroescavadeira, Motoniveladora e trator de pneus com arado. Dentre as técnicas estudadas, os alunos tiveram a oportunidade de construir caixas secas, barraginhas, terraço em nível e manutenção de estradas rurais.

Para o Prefeito anfitrião, Josafá Storch, “o curso para os servidores, além de proporcionar um momento de atualização e aprendizagem de novos conhecimentos, também contribuiu para a integração e trocas de experiências, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades e motivação dos servidores no seu dia a dia”.

O Consórcio nas suas áreas de atuação, busca oferecer formação continuada aos servidores dos municípios consorciados, com o objetivo de promover aprendizagem, engajamento da equipe e para construção de novas estratégias visando o aperfeiçoamento das práticas cotidianas dos profissionais envolvidos, destaca Ana Paula Alves Bissoli, Secretária Executiva do Consórcio.