23/08/2019 15h34 - Atualizado em 23/08/2019 15h45

Técnicos participam de formação sobre licenciamento de fabricação de cerâmicas e pátio de armazenamento de rochas.

Técnicos dos municípios que compõem o Consórcio Público Rio Guandu e a equipe de licenciamento do Consórcio participaram, no último dia 21, da 2ª Formação Continuada sobre Licenciamento Ambiental de atividades de impacto local, realizada em Baixo Guandu.

A Formação teve como foco o licenciamento das atividades de fabricação de cerâmicas e pátio de armazenamento de rochas ornamentais e foi ministrada por um Analista de Meio Ambiente do Setor de Mineração do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Inicialmente, foram apresentados os aspectos teóricos dos controles ambientais das atividades e, depois, os técnicos acompanharam as vistorias em empresas relacionadas para conhecerem o processo de produção e observarem a prática da teoria apresentada.

Na vistoria da atividade de pátio de armazenamento de rochas ornamentais, foi possível observar os benefícios do uso de novas ferramentas, como o drone, para auxiliar a análise técnica de áreas amplas e de difícil acesso.

O Consórcio Público Rio Guandu é integrante dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente dos municípios consorciados e atua na análise técnica dos requerimentos de Licenciamento Ambiental protocolados nas prefeituras e no apoio às ações de fiscalização. A Formação Continuada faz parte das ações articuladas e ofertadas pelo Consórcio, visando o aperfeiçoamento dos técnicos municipais e o fortalecimento da gestão ambiental municipal.