22/03/2019 16h29 - Atualizado em 19/12/2019 12h16

Consórcio oferta curso de Prad em Comemoração ao dia Mundial da Água.

O Consórcio Público Rio Guandu ministrou um curso de elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para técnicos dos municípios consorciados, nos dias 12 e 13 de março, no município de Afonso Cláudio. A oferta do curso fez parte das atividades de comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março.

O curso teve como foco PRADs com o objetivo de restauração florestal, uma vez que as florestas tem relação direta com a conservação dos recursos hídricos e com o ciclo da água. As árvores estão envolvidas no processo de evapotranspiração, onde a água retorna para atmosfera, no processo de infiltração, contribuindo para o abastecimento dos lençóis freáticos, na proteção do solo e dos próprios cursos hídricos.

O conteúdo do curso contemplou, dentre outros assuntos, noções de georreferenciamento, roteiro básico para elaboração de PRADs, metodologias de restauração florestal e procedimentos operacionais para implantação dos projetos.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de colocar em pauta a discussão e incentivar a reflexão sobre questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. No dia 22 de março, pessoas de vários países participam de ações para cumprir esse propósito. A atividade desenvolvida pelo Consórcio foi antecipada devido ao envolvimento dos técnicos em atividades comemorativas nos municípios de Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra durante essa semana.