Na segunda feira, dia 07, o Consórcio Público Rio Guandu recebeu o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras em reconhecimento da relevância do Projeto Cultivar para a região. O Selo foi entregue pelo Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, pela Secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Verônica Sánchez, e pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O MDR reconheceu, por meio do Selo, 12 instituições de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos, que patrocinam, executam ou apoiam projetos de revitalização de bacias hidrográficas pelo Brasil. A certificação representou um reconhecimento oficial da relevância dos projetos para a segurança hídrica e para o desenvolvimento sustentável do País.
O Selo foi criado em março de 2021, pelo Programa Águas Brasileiras, uma agenda estratégica do Governo Federal centrada no tema "água", que busca convergir os esforços do governo, empresas e sociedade civil na implementação de projetos voltados para a revitalização de bacias hidrográficas.
No âmbito desse mesmo Programa o Consórcio Público Rio Guandu foi habilitado no Edital nº 002/2021, do MDR, para a continuidade e expansão do Projeto Cultivar, no valor de R$ 1.971.668,82 (Um milhão, novecentos e setenta e um mil, seiscentos e sessenta e oito reais e oitenta e dois centavos) que contemplará os municípios de Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra com ações de conservação de água e solo como práticas mecânicas e recuperação ambiental.