01/07/2020 17h42

Consórcio Guandu finaliza Junho Verde com videoconferência sobre gestão de conflitos em recursos hídricos.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Consórcio Público Rio Guandu promoveu e incentivou várias ações durante o mês de junho buscando ampliar os momentos de reflexão sobre a importância do meio ambiente e sua harmonia com o desenvolvimento. Intitulado Junho Verde, o mês contou com atividades que abordaram a educação ambiental, práticas sustentáveis na quarentena, gestão de resíduos sólidos, participação social, conflitos de recursos hídricos e conservação de água e solo.

Fechando as comemorações, nesta terça (30) foi realizada a videoconferência com o Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valmir Pedrosa, com o tema “Conversando sobre gestão de conflitos em recursos hídricos em tempos de pandemia”. Também fez parte da programação, a videoconferência com a Doutora em Comunicação Social, professora do PROFÁGUA - Pólo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Desireé Cipriano Rabelo, com o tema “Conversando sobre comunicação e mobilização na gestão ambiental e das águas”.

Outros dois encontros virtuais promovidos foram com a Unidade Gestora do Projeto Cultivar (UGP) que se reuniu para discutir o andamento da execução das ações de conservação de água e solo e, com o grupo de Operadores de Máquinas dos municípios consorciados que tiveram um primeiro momento de formação com o professor Élcio das Graças Lacerda, do Instituto Federal do Espírito Sando (IFES),  Campus Santa Teresa, que se conectaram para dialogar sobre a aplicação do conhecimento na prática do dia a dia e para planejar a segunda etapa da formação.

Para incentivar a inserção de atividades e promover a reflexão sobre as questões ambientais no ambiente escolar, o Consórcio compartilhou com as secretarias municipais de educação e com as superintendências estaduais da região de sua atuação a Cartilha “De quarentena, mas com responsabilidade ambiental”, composta por mensagens que incentivam práticas sustentáveis que cada cidadão pode adotar para contribuir com a gestão adequada de resíduos. Com o mesmo intuito, porém abordando atitudes além da gestão de resíduos, outra produção compartilhada nas redes sociais, com parceiros e com rede de contatos foi o Calendário Junho Verde – 30 dias para adquirir hábitos sustentáveis.

Com o foco na educação ambiental, municípios consorciados desenvolveram atividades, como a inserção da temática ambiental na Feira da Agricultura Familiar de Laranja da Terra, durante todas as quintas-feiras do mês de junho e, a blitz educativa em Conceição do Castelo, compondo a estrutura da barreira sanitária decorrente da pandemia. Conceição do Castelo também aproveitou o momento de restrições da pandemia da Covid-19 para criar uma canal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente nas redes sociais e utilizar a comunicação como ferramenta de educação ambiental.

As Associações de Catadores de materiais recicláveis dos municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu também foram contempladas com atividades do Junho Verde. Técnicos do Consórcio e das respectivas secretarias municipais de meio ambiente visitaram os associados e levaram orientações sobre os cuidados com o manuseio dos resíduos para a segurança no trabalho em tempos de pandemia.

Várias experiências exitosas dos municípios consorciados foram divulgadas pelo Consórcio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Baixo Guandu, o destaque foi para o projeto no qual resíduos recicláveis valem mudas de árvores; Brejetuba é um dos poucos municípios que possuem Unidade de Conservação Municipal no Espírito Santo; Conceição do Castelo é destaque em licenciamento ambiental municipal; em Itaguaçu, mais de 250.000 Kg/ano são destinados para reciclagem por meio da coleta seletiva e; em Laranja da Terra, compostagem faz parte das ações de educação ambiental de uma escola em São Luiz do Miranda.

Além disso, os técnicos do Consórcio participaram de videoconferências como convidados de temas relevantes, visando o aperfeiçoamento de sua atuação, como instrumento de cooperação entre os municípios, conjugando esforços e buscando a realização de objetivos de interesse público comum das municipalidades consorciadas.

Todas as atividades estão disponíveis nas mídias sociais do Consórcio Público Rio Guandu - @consorciopublicorioguandu (Instagran); Consórcio Rio Guandu (Facebook) e; Consórcio Rio Guandu (Youtube) – assim como no site institucional: http://www.consorcioguandu.es.gov.br. Para outras informações: Tel.: (27) 3735-2140 /(27) 9 9649-3848.