19/12/2019 12h23

CAMPANHA JUNHO VERDE – RESPONSABILIDADE DE TODOS # junhoverde

Considerando que o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Consórcio Público Rio Guandu lança a campanha “Junho Verde – Responsabilidade de todos”. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAD), em Estocolmo. Tal dia tem como principal objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

A ideia teve sua inspiração nas campanhas nacionais “Maio Amarelo – mês do combate aos acidentes de trânsito”, “Setembro Amarelo – mês mundial de prevenção ao suicídio”, “Outubro Rosa – movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama” e “Novembro Azul – movimento mundial de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Todos nós (pessoas, empresas e poder público) temos responsabilidade em relação ao que produzimos e consumimos. Vivemos num planeta de recursos limitados e otimizar o seu uso de forma sustentável é imprescindível.

É sabido que a degradação ambiental, as mudanças climáticas, o aumento populacional, a produção excessiva de resíduos e gases poluentes tem comprometido a qualidade de vida. Por isso, enquanto líderes mundiais debatem estratégias de minimizar tais problemas, podemos fazer a nossa parte. Não precisa ser nada muito extraordinário, nem assinar protocolos. Atitudes simples, mas realizadas com frequência onde estivermos rendem bons resultados.

Desta forma, convidamos você (empresa, cidadão, família, sociedade civil organizada, poder público) a compartilhar com essa ideia fazendo uma reflexão dos hábitos, atitudes e suas consequências, propor mudanças e praticá-las cotidianamente. Para inspiração, estamos enviando o calendário do Junho Verde.

# junhoverde