28/10/2019 16h58

3ª FORMAÇÃO CONTINUADA TEM FOCO EM VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS.

Técnicos dos municípios de Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e do Consórcio Público Rio Guandu estiveram no município de Conceição do Castelo no dia 23/10 para participarem de mais um momento de formação visando o fortalecimento da gestão ambiental municipal.

A 3ª Formação Continuada contou com a parceria da Resitech Gerenciamento Ambiental, por meio da oferta do mini-curso “Introdução a Valorização dos Resíduos Industriais” e, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), para abordagem dos aspectos teóricos e práticos do licenciamento ambiental das atividades de corte, aparelhamento, desdobramento e polimento de rochas ornamentais.

Para Sabrina Silva Zandonade, Assessora de Projetos do Consórcio Público Rio Guandu, a oportunidade de um mini-curso sobre o primeiro tema surgiu em um momento propício para os municípios que, após vencerem a etapa da implantação do licenciamento ambiental municipal, agora possuem o desafio de promoverem o gerenciamento adequado dos resíduos industriais, principalmente dos classificados como perigosos, para que os geradores de fato cumpram suas atribuições.

Já a Formação voltada para o licenciamento de atividades de impacto local tem adotado um formato interessante para abordagem do tema. Primeiro, os técnicos dos municípios participam de um momento de apresentação e discussão dos aspectos teóricos da atividade e depois seguem para vistorias a empreendimentos relacionados para verificarem como os controles ambientais devem ser implantados na prática. As vistorias foram realizadas em duas empresas localizadas nas comunidades de Taquarussu e Santa Luzia, em Conceição do Castelo.

Os momentos de formação continuada tem sido permanente desde a implementação do Licenciamento Ambiental junto aos municípios e além de promover aprendizagem significativa para a prática cotidiana dos profissionais envolvidos, contribui para o engajamento da equipe e para construção de novas estratégias visando o aperfeiçoamento do processo, destaca Ana Paula Alves Bissoli, Secretária Executiva do Consórcio.

O Consórcio Público Rio Guandu, organizador da Formação, é integrante dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente dos municípios consorciados e atua na análise técnica dos requerimentos de licenciamento ambiental protocolados nas prefeituras, no apoio às ações de fiscalização, além de em várias outras ações visando o fortalecimento da gestão ambiental.